MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

“O POVO PEDE, BAIXEM A GUARDA! ”


Em recentes comentários  “firmados em rodas de amizades”,  que  em nossa  cidade são inúmeras, e  participei de um destes momentos.

Não quero aqui refletir a opinião de todos, pois, muitas pessoas, sem pensar, usam a terrível afirmação de NELSON RODRIGUES   “ QUE  TODA UNANIMIDADE É BURRA”.

Trata-se de uma frase de efeito. Como aquela outra:
"Nem toda mulher gosta de apanhar, só as normais"   ou   esta  .."Um suicida já nasce suicida".

Expressões que Nelson colecionava para nos fazer refletir, provocar polêmica, e não para encerrar discussões ou aumentar o número de lugares-comuns.

Frase de efeito que é também armadilha. Quando todo mundo concordar que toda a unanimidade é burra ficará comprovado que toda a unanimidade é burra mesmo!

A palavra "unanimidade" vem do latim unanimis. Significa, simplesmente, que duas ou mais pessoas vivem com um (unus) só ânimo (animus). Um time de futebol bem treinado, uma equipe de trabalho bem articulada, dois amigos leais, um casal que pensa e age em harmonia são exemplos de unanimidade inteligente.

Em dados contextos, sim, a unanimidade pode ser burra. É burrice todos obedecerem cegamente a uma ordem que vem não se sabe de onde com finalidades obscuras ou inconfessáveis.
É burrice, por exemplo, comprarmos um livro pelo único fato de ele constar da lista dos mais vendidos.

Unanimidade inteligente começa na alma de cada um, Começa na individualidade.

Na luta pessoal contra as nossas intolerâncias, contra essa tendência a só sentir as próprias dores, a observar o mundo pelo buraco de um canudinho.

Unanimidade inteligente requer a liberdade de distinguir entre o direito nosso de questionar e o dever nosso de comprometer-nos.
Requer, mais ainda, a capacidade de reconhecer que podemos estar errados e a maioria estar certa...

Existem unanimidades excepcionais.

Os especialistas da educação são unânimes, por exemplo, ao afirmar que todo aluno pode descobrir o prazer de aprender.
Esta verdade ajudará os professores a trabalharem com ânimo e esperança.

Espero que sejamos unânimes, também, quanto a certas idéias e valores que nos obrigam a repensar nossa conduta, pedir perdão, desdizer o que dissemos, enfim, melhorarmos como pessoas.
 

O ser humano é perfectível. Seremos mais humanos se formos unânimes naquilo que valha à pena.

A melhor forma de vencer a unanimidade burra é participar da unanimidade inteligente.

TROCANDO EM MIÚDOS. O QUE O POVO QUER É!

A  função do Vereador, na qualidade de REPRESENTANTE do POVO, é velar para que todas as matérias de ordem LEGISLATIVA (leis, decretos, requerimentos, moções, ..., etc.)  de competência da esfera municipal, gozem dos PRINCIPIOS DA CONSTITUCIONALIDADE, JURIDICIDADE    LEGALIDADE e  MORALIDADE.

O que  vemos em nossas  cidades, é que os REPRESENTANTES DO POVO,  esquecem essa qualidade, e passam a ser REPRESENTANTES DE  FACÇÕES POLÍTICAS.

Passam  a  ser VEREADOR  do LADO  A,  do LADO  B, do LADO C  e  em cima do MURO.

As  mazelas dos interesses dessas  facções políticas,  deixam o POVO  À MARGEM  das  decisões partidárias e politiqueiras,  e passam a sofrer as consequências.

Esquecem os Senhores  EDIS, que  o POVO É SOBERANO,  e num simples ato,  pode mudar  de  opinião,   pois,  acredita  sempre na verdade, mesmo que tardia.

Vemos  aqui em nossa cidade, a  situação dos  Senhores  Vereadores, salvo exceções,  que volta e meia, por  questões politiqueiras partidárias,   os quais:
Agem voluntariamente, sem observar os DIREITOS DA POPULAÇÃO;
Agem sem critérios;
Agem pela emoção, pelo partidarismo, esquecendo que  tem PRINCÍPIOS A SEREM OBSERVADOS, dentre  estes, o PRINCIPIO DA LEGALIDADE DA LEI,  O PRINCÍPIO  DA CONSTITUCIONALIDADE, O PRINCIPIO DA JURIDICIDADE e  principalmente, O PRINCÍPIO DA MORALIDADE.

Muitas vezes, devemos na qualidade de representante  do Povo, deixar de lado a condição de  representante de  interesses políticos  partidários  e verificar o que           o MÚNOS DA LEGISLATURA  MANDA  EM PRIMEIRO LUGAR, velar pelos princípios  acima enunciados e o “QUE É MELHOR PARA  O  POVO”.

Perguntamos, QUANDO FOI QUE  O POVO FOI LEMBRADO?  e  em  QUE MOMENTO  FOI ATENDIDO?

Existe em BELO JARDIM    “UMA BRIGA IMUNDA, POLITIQUEIRA” movida por  interesses pessoais e partidários.

Os Vereadores Municipais,  vem  protagonizando  verdadeiras  e acirradas  discussões  sobre  vários temas  de  INTERESSE DO POVO,  porém  tais  discussões,  não passam  de INTERESSE  POLITIQUEIRO,  onde cada um  dos  Senhores Vereadores  estão apenas  olhando seus  interesses pessoais, esquecendo estes  que  AQUELE PODER LEGISLATIVO é em primeiro lugar  A CASA DO POVO   e PARA O POVO.

Por  tais argumentos,  convido, na  QUALIDADE DE CIDADÃO BELOJARDINENSE,  os  SENHORES VEREADORES  PARA BAIXAREM A  GUARDA, LEVANTAREM A  BANDEIRA  DA PAZ,  SENTAREM E  DIALOGAREM COM O EXECUTIVO MUNICIPAL, para  juntos  RESOLVEREM  as  MAZELAS, OS PROBLEMAS HERDADOS PELA ADMINISTRAÇÃO ATUAL,   dando  fim  AS SITUAÇÕES VEXATÓRIAS QUE O MUNICIPIO ATUALMENTE PASSA, não  por culpa  do  SENHOR PREFEITO, mas  por  UMA HERANÇA MALDITA DE  GESTORES PASSADOS, que  se transformaram em uma VERDADEIRA BOLA  DE NEVE, prejudicando os interesses da população atualmente.


O papel principal do Legislativo Municipal, não é  bater de frente por interesses pessoais, é PROMOVER O BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO, mesmo que para isso, tenha que aprender a   DIALOGAR,  PARTICIPAR e GERIR  COM  SUA PARCERIA,  e não ficar bradando impropérios, jogando com a opinião pública, incentivando a  discórdia, deixando a  população  em pavorosa  e com os ânimos acirrados.

MESMO EM TEMPO DE GUERRA, É NECESSÁRIO PROMOVERMOS A PAZ!



Belo Jardim, 20 de outubro de 2011.



Por  DR. RISONALDO COSTA.

Um comentário:

  1. Parabéns Risonaldo
    Você é uma pessoa que tem principios, sabe se comportar e não é acostumado fazer politicagem barata pensando está abafando, se fizerem uma pesquisa sobre esses radialistas e blogueiros, a população vota na saída dessas pessoas, ninguém merece ouvir esse tipo de informações.

    ResponderExcluir