MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

IPTU terá reajuste de 5,45%


O ano de 2012 mal acabou e os residentes de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife já precisam se preparar para o aumento nas contas a partir de janeiro de 2013. O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) vai ficar 5,45% mais caro. O reajuste é o repasse da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre novembro de 2011 e outubro deste ano.
Apesar de o aumento acontecer todos os anos, a notícia pegou a pedagoga Sônia Ferreira, 52, de surpresa. Moradora do bairro das Graças, Zona Norte do Recife, ela paga cerca de R$ 2 mil de IPTU. “É um peso a mais na conta todo ano. Tentamos amenizar pagando uma parcela única, mas faz um bom tempo que optamos pelo parcelado. Ano que vem acho que será assim de novo”, contou. Além do apartamento onde mora, o orçamento familiar também precisa incluir o IPTU do escritório do esposo de Sônia. “O imóvel fica no Espinheiro e é praticamente o mesmo valor que pagamos pela nossa residência. Para nós, o reajuste comprometerá mais de 10% da renda”, completou.
De acordo com o secretário de Finanças da Prefeitura do Recife, Petrônio Magalhães, a boa notícia é que o reajuste de 2013 será menor do que o aplicado no IPTU deste ano. “Começamos 2012 com um IPTU 6,97% mais caro em relação ao de 2011”, afirmou. Ainda segundo ele, essa é a variação autorizada por lei. “Utilizamos a aplicação direta da inflação oficial sobre o tributo sem nenhum outro critério para aumento”, completou.
Os moradores da Capital que acumularam créditos com a nota fiscal eletrônica poderão receber descontos de até 50% no carnê do IPTU. Basta que o contribuinte acesse o site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br) e no link “Nota Fiscal Eletrônica” informe o CPF e faça a indicação do imóvel a ser descontado digitando o número do cadastro imobiliário. Esses contribuintes têm só até o fim deste mês para recorrer ao benefício.


Blog da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário