MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pernambuco será o 1º Estado da Federação a aderir à ''Rede Cegonha''


O ministro da saúde, Alexandre Padilha, assina nesta sexta-feira com o governador Eduardo Campos, no Palácio das Princesas, a adesão do Governo de Pernambuco ao “Projeto Cegonha”. Em 2007, Pernambuco firmou o compromisso de garantir atenção integral às suas gestantes e recém-nascidos, ao transformar em lei o Programa “Mãe Coruja” que busca reduzir a mortalidade materna e infantil no Estado.

O programa, agora, ganhará um grande reforço, segundo a assessoria do governador: o termo de adesão de Pernambuco ao “Rede Cegonha”, programa do Governo Federal que prevê, até 2014, um investimento de R$ 9 bilhões em ações de cuidados desde o pré-natal até o segundo ano de vida do bebê. 
Por já ter um programa pioneiro, Pernambuco será o primeiro Estado do Brasil a assinar o termo de compromisso. Articulando ações nas três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), a “Rede Cegonha” busca a fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, garantindo a melhoria da qualidade dos diversos serviços de saúde que compõem a rede.


Entre outras questões, ele busca implantar ações que qualifiquem o planejamento reprodutivo e atenção pré-natal; um novo modelo de atenção ao parto; garantia de acesso e acolhimento das gestantes na rede de saúde e uma agenda de saúde da criança. 

“A Rede Cegonha vem para fortalecer o Programa Mãe Coruja, que já trabalha para oferecer atenção integral às gestantes pernambucanas. Por isso, as ações acontecerão de forma entrelaçadas. A Rede Cegonha foi lançada em Belo Horizonte, mas nós somos o primeiro Estado a dar o pontapé na implantação da Rede, pois já temos um programa consolidado e presente 95 (dos 185) municípios pernambucanos”, disse o secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira.

Neste primeiro momento, a Rede Cegonha atuará em três eixos: qualificação das maternidades dos hospitais Dom Malan, em Petrolina, Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, e Fernando Bezerra, em Ouricuri; expansão da cobertura de leitos de alta complexidade no Agreste e no município de Jaboatão dos Guararapes; e incentivo financeiro na ordem de R$ 1 milhão para otimizar a assistência no Hospital e Policlínica João Murilo, em Vitória de Santo Antão.


FONTE: Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário