MILK FRUIT

MILK FRUIT

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bandeiras de Aécio se desgastam em Minas Gerais


Após dez anos de gestão do PSDB em Minas Gerais, ao menos duas bandeiras do partido sofrem desgaste: o combate à desigualdade regional e à criminalidade. Enquanto o fosso entre regiões ricas e pobres do Estado não se reduziu, a violência cresce desde 2010, sobretudo nas grandes cidades.
A gestão foi inaugurada pelo senador Aécio Neves -- eleito ontem como novo presidente nacional do PSDB e provável candidato tucano à Presidência --, que governou de janeiro de 2003 até março de 2010 e passou o bastão para Antonio Anastasia (PSDB), reeleito em outubro. A dupla Aécio-Anastasia continua sendo a referência da gestão, que manteve diretrizes e os núcleos técnicos e políticos nesses dez anos.
Sobre a distribuição regional da riqueza, dados mais recentes revelam que 47% da riqueza de Minas em 2010 era produzida na região central, que inclui a capital. Em 2002 a região respondia por 43%.
Já a participação das regiões menos desenvolvidas no PIB ficou estagnada ou diminuiu. A participação do norte se manteve em 4% de 2002 a 2009 e caiu para 3,8%. No Jequitinhonha/Mucuri, foi de 1,9% para 1,8%. 'Tais evidências sinalizam a grande desigualdade em termos de desenvolvimento econômico que prevalece em Minas', apontou o Tribunal de Contas do Estado sobre as contas do governo de 2011.(Blog do Magno Martins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário