MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cinco cidades concentram 57,9% do PIB do Estado


O Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina são as cidades com maior participação na composição do Produto Interno Bruno (PIB) de Pernambuco em 2010; somam, juntos, 57,9% do PIB total, com 31,2% da população do Estado. Dos 185 municípios pernambucanos, 25 representaram, no período, 79% do PIB, com 58% da população. O resultado foi divulgado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe-Fidem).
Segundo dados da Agência, o resultado do Recife ficou estável no período, mantendo a participação no PIB de Pernambuco em 31,52% em 2010. No entanto, no ranking nacional, o Recife subiu duas posições em 2010, passando para a 14ª colocação. No Nordeste, permaneceu em terceiro, atrás de Fortaleza e Salvador. A pesquisa destaca melhoria no resultado do comércio; em contrapartida, houve queda na indústria por causa da concentração de obras e abertura de unidades fabris fora da Capital. O Recife detém o quinto maior PIB per capita do Estado (já que concentra 18% da população pernambucana).
Já Ipojuca te­ve o maior incremento da participação no PIB em relação a 2009, de 0,78 ponto percentual (p.p), motivado principalmente pelo comércio, indústria de transformação (a atividade do Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo de Suape) e serviços terceirizados. Ipojuca subiu oito posições no ranking de PIBs municipais na Região em 2010, com relação ao ano anterior. Está em 11º lugar no Nordeste e 60º lugar na lista nacional. E continua sendo de Ipojuca o maior PIB per capita do Estado (15º do País e segundo do Nordeste), principalmente por causa dos resultados do Complexo de Suape, em relação ao tamanho da população.


Blog da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário