MILK FRUIT

MILK FRUIT

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Presidente da Assembleia inaugura pedra fundamental de novos prédios do Legislativo Estadual nesta quarta-feira


Será lançada a pedra fudamental de dois novos edifícios do Legislativo pernambucano. As obras custarão R$ 36,3 milhões (Juliana Leitão/DP/D.A. Press)

O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), faz, nesta quarta-feira (17), às 11h, o lançamento da pedra fundamental dos dois novos prédios da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Os edifícios foram projetados pelo arquiteto Carlos Fernando Pontual, e serão executados pela Construtora Pottencial, de Pernambuco. De acordo com o superintendente-geral da Alepe, Marcelo Cabral, o prazo para a conclusão do trabalho, orçado em R$ 36,3 milhões, é de 18 meses.

No local, na Rua da União, o deputado Guilherme Uchoa, o primeiro-secretário, deputado João Fernando Coutinho (PSB), e o arquiteto Carlos Pontual vão comentar as melhorias que as novas instalações vão trazer ao trabalho do Parlamento Estadual. Além disso, como forma de marcar a importância da obra, o Poder Legislativo também decidiu depositar uma Cápsula do Tempo, próximo à pedra fundamental. A intenção é oferecer às futuras gerações uma amostra de como se encontrava Pernambuco à época da construção dos novos edifícios.

Para tanto, uma urna de bronze, contendo uma cópia de jornais do dia, como o Diário Oficial do estado, além de documentos, a exemplo da Constituição Estadual e do Regimento Interno da Casa, será depositada no terreno. A expectativa é de que a cápsula seja aberta em 2032. Para garantir a preservação do material, contudo, a Assembleia Legislativa se preocupou em revestir os exemplares com papel alcalino. A urna, por sua vez, será colocada dentro de uma caixa de madeira nobre.

Ainda no evento, um representante da família do ex-primeiro-secretário da Casa, deputado João Negromonte, morto em novembro de 2008, vai realizar o descerramento da pedra fundamental e se pronunciar sobre a iniciativa da Alepe de nomear um dos prédios de Edifício Deputado João Negromonte. A outra edificação será o Novo Plenário. A conclusão da cerimônia se dará no Salão Nobre do Palácio Joaquim Nabuco, onde vai ser descerrada a maquete da obra.

Estrutura

Em um dos prédios vão funcionar o Plenário, três plenarinhos, auditório, estacionamento e salão de festas - com capacidade para aproximadamente 200 pessoas. O segundo edifício será paralelo e gêmeo ao atual Anexo I, com seis andares, onde se localizarão gabinetes dos deputados, Presidência e Primeira Secretaria. Depois da construção dos dois novos edifícios, o anexo I passa a abrigar a área administrativa da Casa.

Além da construção de espaços mais adequados às necessidades atuais de trabalho, dois outros aspectos são importantes nesta obra. O primeiro, lembra Marcelo Cabral, é a preservação do Palácio Joaquim Nabuco, construído no século 19, hoje catalogado como museu e patrimônio histórico de Pernambuco. Sua estrutura secular requer controle do fluxo de pessoas. "Vamos reservá-lo para visitações e reuniões solenes", explica. O segundo é a devolução de imóveis hoje alugados, por conta da criação de espaços próprios. 



Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário