MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Andréa Venceu o debate da AEB


A AEB (Autarquia Educacional de Belo Jardim) realizou, através de seu sindicato, debate entre os 3 candidatos a prefeito de Belo Jardim: Andréa Mendonça (DEM), João Mendonça (PSD) e Maneco (PTB).
Andréa Mendonça durante as 2 horas de debate teve uma postura calma, serena e segura. Os adversários bateram boca, e Andréa seguia firme apresentando suas propostas para uma Belo Jardim melhor.
No primeiro bloco, com perguntas feitas pelos professores da Instituição com temas voltados para o funcionamento da Autarquia. Enquanto os adversários procuravam mostrar um que o outro esconde de seu currículo a passagem como vereador de Tacaimbó, o outro dizia que o um saiu da gestão com contas reprovadas, e Andréa falava apenas de propostas para um futuro melhor:
BOLSAS DE ESTUDOS
Andréa reafirmou a verdade sobre as bolsas do PROUPE, que só vieram para a AEB por decisão liminar da justiça, atitude que contou com seu apoio em parceria à prefeitura e a gestão da entidade. Sobre as bolsas da prefeitura, garantiu que irá fazer os repasses correspondentes ao valor conveniado entre Prefeitura e Autarquia, e que a cessão das mesmas terá de levar em conta fatores sociais.
LISTA TRÍPLICE
Andréa afirmou que irá acatar como nome para presidente da Autarquia algum nome levado a ela pela lista tríplice decorrente de eleição feita entre os segmentos da instituição.
DÍVIDA DA AEB
Ao contrário dos demais candidatos, que disseram que irão sanar por completo os débitos, Andréa preferiu não ser irresponsável e disse que primeiro há de se avaliar a real situação da instituição, para em seguida negociar com os órgãos credores os valores. Avaliou que a dívida da AEB é histórica, remontando aos tempos de sua criação, bem como outras instituições passam pelo mesmo problema. Disse ainda que analisaria a possibilidade de um repasse mensal da Prefeitura para a AEB, mas sem se prender a valores exatos, uma vez que não se pode fazer isso sem se conhecer a real situação financeira da Faculdade.
ESTADUALIZAÇÃO DA AEB
Andréa foi a única candidata a não aceitar de imediato a hipótese de estadualizar a AEB, uma vez que prefere ter a faculdade como pertencente ao município, como sempre foi. Ainda assim, a candidata afirmou que, se for da vontade da maioria dos segmentos, irá conversar com as autoridades presentes e não se fecha a essa negociação.
No segundo momento, perguntas feitas pelos alunos e funcionários da AEB.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Andréa confirmou que irá em busca sim de empresas para a cidade, assim como os outros candidatos. O diferencial de sua fala é que Andréa se preocupa também em capacitar os jovens da nossa cidade para que os empregos gerados por indústrias que venham a se instalar aqui fiquem com nossa gente.
ILUMINAÇÃO DO CAMINHO DA AEB
Andréa se comprometeu a revitalizar o caminho que liga o Bairro da Boa Vista à AEB, trazendo mais iluminação e, consequentemente, mais segurança a quem por ali trafega.
SAÚDE
Andréa, ao ser perguntada o que faria com a Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu, falou de sua proposta de transformar o prédio em uma Clínica da Mulher, onde serão realizados exames de mamografia, ultrassom e outros direcionados a esse público alvo.
EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL
Andréa elogiou a ação de seu candidato a vice, Wilsinho, a frente da pasta da Educação. Wilsinho foi responsável por tirar a Educação da cidade do Buraco em que se encontrava na gestão anterior, reformando mais de 30 escolas, comprando novas bancas, fardamento, regularizando a entrega de merenda e muito mais. Garantiu ainda que pagará aos professores dessa área o Difícil Acesso.
ZÉ MENDONÇA e OBRAS EM BELO JARDIM
Andréa teve ainda a oportunidade de falar do amor que tem a Belo Jardim, herdado do Pai, Zé Mendonça, e das várias obras que a cidade recebeu na gestão do ex-prefeito João Mendonça, como o Pátio da Feira, A Escola Antenor Vieira, a Estrada de Serra dos Ventos, que foram trazidas sim pelo governo do estado, à época, comandado por seu irmão Mendonça Filho.
ERROS DOS GESTORES
Também deixou explícito que quer ser cobrada pelas suas ações como prefeita a partir de 1 de janeiro, mas que não pode responder pelos erros dos gestores João Mendonça nem Marcos Coca-Cola, e que irá governar olhando pra frente, e não pras arengas do passado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS, PASSAGEM PELA AEB E PLANOS PRO FUTURO.
Em suas considerações finais, Andréa exibiu slides onde mostrava sua atuação à frente da AEB nos anos 2001 e 2002, quando teve a oportunidade de comprar 3 novos ônibus para a cidade; equipou a biblioteca, montou sala de informática, reformou salas de aulas que viviam em más condições, etc. Finalizou pedindo uma oportunidade para construir uma cidade em que seja melhor se viver, onde haja mais educação, com escolas em tempo integral; mais saúde, com uma clínica para mulheres; mas oportunidade de empregos e justiça social.


Andréa Mendonça 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário