MILK FRUIT

MILK FRUIT

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Recife e Flores no topo das cidades mais corruptas do Estado



Pernambuco está entre os dez estados do país com maior número de processos de corrupção em tramitação no Tribunal de Justiça. Existem hoje 3.490 ações em comarcas do estado relacionadas a crimes contra a administração pública - todas movidas até 2011 - e 870 delas foram julgadas até ontem (6), um percentual de 24,92%.
Os dados foram divulgados pela Corregedoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do desembargador Mauro Alencar. Levantamentos realizados a pedido do Diario de Pernambuco revelaram as cidades com maior índice de casos.
Recife e Flores, um pequeno município do Sertão do Pajeú, aparecem no topo das ações de improbidade administrativa.Os números surpreendem porque se referem a processos de corrupção movidos até 31 de dezembro de 2011, ou seja, excluindo os anos 2012 e 2013.
As ações vieram à tona em virtude da Meta 18 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em novembro do ano passado, num acordo entre os tribunais.
A Meta 18 visa melhorar a imagem do Judiciário e julgar, até o fim deste ano, ações contra a administração pública, especialmente a de improbidade administrativa, distribuídas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), à Justiça Federal e aos estados.

Nesse quadro, o TJPE está com o desempenho abaixo do esperado pelo CNJ, que seria 75% das ações julgadas.

Entre os 27 estados da União, segundo dados publicados pelo CNJ em 29 de julho passado, o Judiciário de Pernambuco ficou no 22º lugar no ranking, na frente apenas dos estados do Amazonas, da Paraíba, São Paulo, Piauí e Bahia.
Mas tanto o corregedor estadual Frederico Neves quanto Mauro Alencar esperam realizar um mutirão, no mês que vem, para acelerar os julgamentos e chegar aos 100% dentro do prazo.
Um desafio e tanto, considerando haver casos de 2012 e 2013 que nem sequer foram tocados.(Blog do Magno Martins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário