MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Falha na Adutora do Rosário desperdiça grande volume de água


adutora gde
Um equipamento que faz parte do sistema Adutor de Rosário, chamado stand pipe, que funciona para retirada de ar da tubulação das adutoras ou linhas de água está causando desperdício há cerca de dez dias, segundo moradores da comunidade de Serrinha, no município de Tuparetama.

O equipamento, conhecido popularmente como “suspiro” ou “ventosa”, extrai ar de dentro da tubulação para evitar problemas na captação nas estações de tratamento. Ele é aberto a cada três dias ou uma vez por semana, dependendo da quantidade de água transportada pela tubulação, e não deve ficar mais que uma hora aberto.

A adutora tem capacidade para transportar cerca de 40 mil litros de água por hora, volume suficiente para abastecer uma cidade de 50 mil habitantes. De acordo com os moradores, a cada dez dias a tubulação desperdiça água. A informação é de que o desperdício joga fora 15 mil litros por hora.

A gerente regional da Compesa, Nadja Rejane, reconhece o problema verificado no equipamento na Adutora do Rosário, mas garante haver exagero na quantidade de dias de água desperdiçada - segundo ela, houve problema em apenas um dia.(Do Blog de Magno Martins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário