MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Deputado Mendonça Filho quer que a Polícia Federal dê proteção à blogueira cubana Yoani Sánchez e investigue participação do Governo no suposto plano de espionagem


     
      O deputado federal Mendonça Filho (Democratas/PE) apresenta hoje (19/02), no plenário da Câmara dos Deputados, requerimento pedindo que a Polícia Federal assuma a proteção da blogueira cubana dissidente Yoani Sanchéz, durante sua estada no País, e investigue a atuação de funcionário da Secretaria Geral da Presidência Brasil no suposto plano de espionagem e perseguição política à blogueira articulado pelo Governo cubano. “Yoani é uma cidadã estrangeira, dissidente do regime ditatorial cubano e que deve ter total proteção do Estado democrático brasileiro. Desde que chegou no Brasil vem sendo agredida por militantes de esquerda, entre os quais do PT e PCdoB, num movimento orquestrado de intolerância política”, afirmou o parlamentar.
       Segundo Mendonça Filho, cabe a Polícia Federal fazer essa proteção à blogueira cubana para impedir agressões físicas e qualquer ato de intolerância política como a que impediu a exibição do documentário “Conexão Cuba Honduras”, que trata de liberdade de expressão e direitos humanos.  Além da proteção a Yoani, Mendonça Filho quer que a Polícia Federal apure denúncias da revista Veja desta semana, segundo a qual, integrantes do primeiro escalão do Governo Federal participaram de um plano de espionagem e perseguição a Yoani Sanchez, comandado pela Embaixada de Cuba no Brasil.
      “O próprio Governo brasileiro já admitiu coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral,  Ricardo Poppi Martin, pasta comandada pelo ministro Gilberto Carvalho, participou de reunião na Embaixada de Cuba e recebeu um CD com informações sobre Yoani Sánchez. “A denúncia é muito grave e a participação de um agente do Governo brasileiro em qualquer tentativa de espionagem e perseguição política a qualquer cidadão, em especial a um dissidente político, é inaceitável e deve ser esclarecida. Somos um País democrático e não podemos abrir este precedente. O Governo brasileiro não deve se preocupar com o que a blogueira fala sobre o regime ditatorial cubano e sim em garantir e defender o direito dela de expressar suas opiniões ”, afirmou. 

Nádia Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário