MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 23 de março de 2012

Raupp comemora aniversário do PMDB e destaca luta pela democracia


Raupp comemora aniversário do PMDB e destaca luta pela democracia. Imagem: Beto Magalhaes/EM/D.A Press/Arquivo
Imagem: Beto Magalhaes 
 
O líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO) comemorou em Plenário ontem o aniversário da fundação de seu partido, que completa 46 anos no próximo sábado (24). Em sua avaliação, o PMDB foi protagonista no país de “uma das mais bem sucedidas transições democráticas de que se tem notícia”.

"O PMDB é uma agremiação política que, como nenhuma outra, resume a história da própria luta democrática travada contra a ditadura imposta pelo Golpe de 1964", disse.

De acordo com Raupp, o quase meio século de existência do PMDB é um marco importante na história da agremiação política que por mais tempo atuou, ao longo de todo o período da República brasileira.

Raupp destacou o “elevado preço” pago por vários políticos peemedebistas em razão da oposição feita pelo partido a um regime que o queria apenas formal, decorativo e subserviente. Entre os correligionários punidos por resistirem à ditadura militar, Raupp citou os deputados Márcio Moreira Alves (1936-2009) e Alencar Furtado, que tiveram seus mandatos cassados.

O senador mencionou os importantes papéis desempenhados por Ulysses Guimarães (1916-1992) e Teotônio Vilela (1917-1983).

"Coube a Teotônio demonstrar aos homens de bem que seu lugar era, de direito, na trincheira democrática. E foi ele o primeiro, por assim dizer, a escolher o certo em vez do conveniente, o risco em vez do cálculo, e a tomar assento definitivo no carro daquele movimento que, maturado na forma de uma Aliança Democrática, iria mais tarde determinar o próprio futuro do Brasil", destacou.

O parlamentar se referiu também ao alto preço pago por Tancredo Neves (1910-1985), cuja candidatura à Presidência da República, em sua avaliação, foi o evento que articulou o fim do período de exceção. Na opinião de Raupp, todo o esforço de seus correligionários permitiu ao Brasil reencontrar sua alma democrática, possibilitando a negociação do projeto de anistia e também a campanha das Diretas Já.

"Foi um desafio para gigantes, mas eles de fato nunca faltaram ao PMDB", observou.

Com relação à situação atual do partido, Rauup citou o alto número de filiados — 2,4 milhões de pessoas — e também a sua grande capilaridade, traduzida na forma de diretórios instalados em 5.172 municípios. No mesmo sentido, destacou os 1.175 prefeitos eleitos pela legenda, com o apoio de quase 8.500 vereadores.

Raupp chamou ainda a atenção para a força do PMDB nos estados, mencionando os cinco governadores e uma base de 150 deputados estaduais. No âmbito federal, Raupp destacou a “robusta expressividade do partido”, do que são exemplos as bancadas compostas por 80 deputados federais e 21 senadores.


Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário