MILK FRUIT

MILK FRUIT

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alepe adota iluminação especial e alerta contra câncer de mama

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho original
O Palácio Joaquim Nabuco, sede do Legislativo Estadual, recebeu, na noite de ontem, iluminação na cor rosa, marcando, assim, a adesão ao Movimento Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta contra o Câncer de Mama. Os Poderes Executivo e Judiciário também estão engajados na iniciativa. A luz sobre os prédios históricos poderá ser contemplada até amanhã. “É o segundo ano que a Assembleia Legislativa participa da campanha de alerta sobre a importância da prevenção. O gesto demonstra nosso compromisso com a saúde pública”, ressaltou o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT). 

Devido à relevância do tema, o deputado Vinícius Labanca (PSB) propôs a adesão da Casa à edição 2011 do Outubro Rosa. “Precisamos ampliar a consciência sobre a mamografia, exame disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para o diagnóstico precoce do câncer. É recomendável realizá-lo uma vez ao ano. 

Infelizmente, apenas 35% das brasileiras conhecem esse recurso preventivo”, ponderou. O SUS é obrigado a disponibilizar mamografia para mulheres com mais de 40 anos. Apesar de a incidência ser menor, o problema também atinge cerca de 1% dos homens, principalmente os que apresentam histórico da doença na família. 

O autoexame, também divulgado pelo Movimento Outubro Rosa, é considerado pelos oncologistas o método mais antigo e fácil para detectar precocemente o problema. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), quase 50 mil novos casos devem ser registrados no Brasil, em 2011. Anualmente, 12 mil brasileiras se tornam vítimas fatais. No País, o Rio de Janeiro lidera o ranking, seguido pelo Rio Grande do Sul e São Paulo. O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia em Pernambuco, Darley de Lima, estimou que, até dezembro/2011, o Estado contabilizará de quatro mil a cinco mil novos pacientes. 

A assistente de Preservação do Patrimônio Histórico, Cynthia Barreto, informou que a campanha contará com programação especial na Alepe. “O encerramento da participação do Poder Legislativo está previsto para o fim do mês”, adiantou. 

História - O Outubro Rosa surgiu na Califórnia (EUA), em 1997, e se espalhou pelo mundo, a fim de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença é considerada a maior causa mortis no segmento feminino. No estágio inicial, a expectativa de cura chega a 95%. 

Grandes monumentos como a Casa Branca (Estados Unidos), Pirâmides (Egito), Torre Eiffel (França), Cristo Redentor (RJ/Brasil) ganharão, ao longo deste mês, a iluminação especial. De abrangência mundial, a iniciativa chegou ao Brasil, em 2008, por meio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). 



Diário Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário