Graças ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a campanha da mãe dele, a deputada Ana Arraes (PSB-PE), para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) vem ganhando adesões de peso no governo e na oposição, ainda que por motivos diferentes. Entre os cabos eleitorais de Ana estão o ex-presidente Lula, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Lula já teria assegurado a Campos apoio à candidatura de sua mãe, embora a presidente Dilma Rousseff tenha anunciado que não vai interferir na disputa. O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), um dos parlamentares mais próximos de Lula, disse que não recebeu pedido do ex-presidente, mas admitiu sua simpatia pela candidatura de Ana:
"Mas a bancada ainda não se posicionou", disse Devanir.
Disposto a investir numa aproximação com o PSB, de olho na composição da aliança que poderá apoiar sua eventual candidatura ao Planalto, em 2014, o senador tucano Aécio Neves (MG) também estaria disposto a ajudar Campos. Na semana passada, os dois participaram de um café da manhã na casa de Ana, com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). Na reunião, foi selado o apoio dos tucanos à reeleição de Lacerda.
Sérgio Guerra também tem relação próxima com Campos. O tucano estaria atuando a favor de Ana porque, quanto melhor for sua relação com o governador, maiores serão suas chances de voltar ao Senado, em 2014.
A expectativa hoje é que dois terços da bancada tucana na Câmara acompanhem a preferência de Guerra e Aécio por Ana. A deputada teria garantido ainda o apoio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
A relação de Campos com o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que disputa a vaga com Ana, teria ficado estremecida. Já o deputado Átila Lins (PMDB-AM), que teve sua candidatura registrada nesta segunda-feira por seu partido, pediu a isenção do ex-presidente Lula na disputa.
Diário de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário