MILK FRUIT

MILK FRUIT

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Governador vai a velório de José Mendonça. Prefeito fala sobre o político


O governador Eduardo Campos comparece esta manhã ao velório do deputado federal José Mendonça Bezerra (DEM). O corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco.  
O prefeito do Recife, João da Costa, falou sobre o falecimento do ex-deputado Federal José Mendonça. "Lamentamos a morte do ex-deputado Federal José Mendonça e prestamos solidariedade à família nesta hora de luto e de dor. Mesmo em campos políticos opostos, reconhecemos a presença destacada de José Mendonça na política de Pernambuco nos últimos 30 anos. A todos os seus amigos e seguidores, em especial à família, em nome do deputado Federal Mendonça Filho, prestamos a solidariedade da Prefeitura do Recife".
Do Recife, o corpo seguirá à tarde para Belo Jardim, no Agreste, cidade natal do político. Lá, ele será velado na quadra do Colégio Diocesano e sepultado amanhã, no início da tarde, no cemitério São Sebastião.
José Mendonça morreu na tarde de ontem, aos 75 anos, vítima de uma infecção generalizada. Ele faleceu na mesa de cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O governo de Pernambuco providenciou uma aeronave para fazer o traslado do corpo do ex-deputado para o Recife.
O político estava internado no Sírio-Libanês desde o último dia 13. No dia 2, foi submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Santa Joana, no Recife, com quadro de obstrução intestinal. Diabético e com problemas cardíacos, José Mendonça não desconfiava que tinha um tumor no intestino e realizou a intervenção no mesmo dia. Desde então, a situação clínica do político regrediu. Segundo familiares, ele desenvolveu uma infecção e foi levado para São Paulo na tentativa de controlá-la. Chegou a apresentar melhora, reagindo bem aos medicamentos. Além da presença dos familiares, recebeu visitas de amigos, como os parlamentares Armando Monteiro Neto (PTB), Raul Henry (PMDB), Silvio Costa (PTB), Wolney Queiroz (PDT), Carlos Eduardo Cadoca (PSC) e Fernando Bezerra Filho (PSB), que organizaram uma caravana para prestar solidariedade ao político no hospital.

Nos últimos quatro dias, José Mendonça foi surpreendido por uma febre que piorou na noite do sábado. Uma nova cirurgia foi a única forma encontrada pelos médicos de tentar controlar a infecção, mas sem sucesso. “Para a família, foram mais de 20 dias de angústia e sofrimento. Um processo doloroso que culminou com a dor maior da morte”, resumiu José Mendonça Filho.
Ele deixou a esposa, Estefânia Moura, seis filhos - dentre os quais, seu herdeiro político, o ex-governador José Mendonça Filho (DEM) -, 16 netos e um legado na história política do estado. Deputado estadual por três mandatos e eleito oito vezes deputado federal, Mendonção, como era conhecido no meio político, destacou-se pela capacidade de articulação e pela postura firme no campo da direita, tendo sido um dos mentores da União por Pernambuco. Em solidariedade à família dele e em consideração ao homem público, o governador Eduardo Campos (PSB) decretou luto oficial de três dias no estado.

FONTE: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário