MILK FRUIT

MILK FRUIT

sábado, 30 de abril de 2011

Com apoio de Lula, Delúbio volta a integrar o PT



A resistência foi pouca. Pelo contrário. Não houve consenso, mas volta de Delúbio Soares aos quadros do PT foi bem avalizada. Inclusive pelo ex-presidente Lula.
Com 60 votos a favor e 15 contrários, o diretório nacional do PT aprovou a refiliação do ex-tesoureiro do partido. A decisão ocorreu nesta sexta-feira à noite.
 O retorno de Delúbio se dá quase seis anos após a sua expulsão por gestão temerária. Ele foi o pivô do escândalo do mensalão, que resultou na maior crise enfrentada pelo governo Lula.
Delúbio e outras 38 pessoas ainda serão julgados pelo Supremo Tribunal Federal por conta do envolvimento no mensalão.
Mas, pelo que se vê, o PT não aguardou a decisão da Justiça e já tratou de isentar o ex-tesoureiro. As informações são do iG.
A ficha de refiliação será encaminhada ao diretório de Goiânia, base política do ex-tesoureiro, que não compareceu à reunião que selou sua volta à legenda.
Sua defesa foi feita pelo deputado Ricardo Berzoini, o ex-deputado Virgílio Guimarães e o radical Bruno Maranhão, líder do MTST, grupo sem-terra que em junho de 2006 invadiu e depredou a Câmara dos deputados.
Berzoini era o presidente do PT na época da expulsão de Delúbio. Naquela ocasião, ele foi um dos responsáveis por defender a exclusão do tesoureiro.
Em 2009 ele foi um dos que votou contra a inclusão do pleito de Delúbio na pauta do diretório.
Aval de Lula – Delúbio, que desde quinta-feira está hospedado em um hotel em Brasília, foi comunicado do resultado pela sua mulher, Monica Valente.
O resultado da votação foi comemorado com aplausos, principalmente pelos integrantes da corrente Construindo um Novo Brasil, o antigo Campo Majoritário, da qual Delúbio fazia parte.
Delúbio volta ao partido após o ex-presidente Lula dar carta branca para que o diretório nacional votasse o retorno do ex-tesoureiro. 
 PT aguardava apenas o aval do ex-presidente para dar caráter formal à discussão sobre a volta de Delúbio.
O ex-tesoureiro vinha tentando retornar aos quadros partidários desde 2009. Na época, acabou atendendo a um pedido da direção da sigla e retirou seu pedido, para evitar que o caso do mensalão voltasse ao noticiário em meio à campanha para eleger a presidenta Dilma Rousseff.
O ex-tesoureiro retorna agora à legenda graças ao apoio obtido dentro da corrente Construindo um Novo Brasil, a mais forte do diretório nacional.
O grupo, antes conhecido como Campo Majoritário, dava as cartas no PT até a crise do mensalão. Nela, estão inseridos nomes como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o próprio Lula.
Prisão perpétua – Após a decisão, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, afirmou que a refiliação de Delúbio não representa uma anistia, mas, sim, “um momento novo”. 
“Não há julgamento sobre o fato da expulsão. Nós consideramos que ele foi punido, pagou pela expulsão e no PT não defendemos pena perpétua para ninguém”, justificou.
O presidente do PT, Rui Falcão, disse que não falou com Delúbio após a aprovação do pedido. “Não temos expulsão perpétua. Delúbio assume com os mesmos direitos de qualquer filiado”, disse.
Segundo Falcão, Delúbio assume com todos os direitos de filiados, mas não pleiteou nenhum cargo nos quadros do partido.

FONTE: Josué Nogueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário