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terça-feira, 9 de julho de 2013

TRANSPORTE PÚBLICO PRECISA DE INVESTIMENTO COM REDUÇÃO DE TARIFA, DIZ MENDONÇA FILHO

Mendonça

A política de transporte público brasileira deve ser reformulada unindo investimento à redução da tarifa. A opinião é do vice-líder do Democratas, deputado Mendonça Filho (PE), que participou nesta terça-feira (9/7) de Comissão Geral  no plenário da Câmara Federal instalada para debater o tema. O assunto, reforça o parlamentar, foi o estopim das manifestações realizadas por todo País pedindo melhoria dos serviços públicos.
“As principais cidades do Brasil hoje estão clamando por investimento na área de transporte público. Infelizmente, o Brasil vive hoje com falta de investimento para ônibus, metrô, trem e, além da má qualidade no transporte público no País, temos também tarifas elevadas incompatíveis com o bolso do trabalhador”, afirmou Mendonça Filho.
O parlamentar reiterou suas críticas a baixa execução do PAC da Mobilidade do governo federal. “O PAC da Mobilidade envolvia R$ 6 bilhões e até agora apenas 20% do assumido pela presidente foi gasto. Não é à toa que o Brasil está paralisado enquanto assistimos uma explosão na comercialização de veículos”, disse o democrata. Ele apontou baixa qualidade nos serviços de ônibus, metrô e trem, pouco investimento nos corredores exclusivos de ônibus e em ciclofaixas. Defendeu ainda transparência para a forma de cálculo das tarifas feita pelas empresas que operas os serviços de transporte público.
O deputado é autor do projeto (PL 2.729/2011) aprovado no final do mês que reduz a zero as alíquotas de PIS e Cofins incidentes sobre a receita bruta do transporte público coletivo municipal rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros. A finalidade é justamente baratear as passagens e estimular os investimentos para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.
Participaram das discussões representantes de governos federal e estaduais, professores, especialistas no assunto e integrantes de movimentos sociais, como Passe Livre.
Números
Dados mostram que investir em transporte público é cada vez mais necessário. A quantidade de carros nas 12 principais metrópoles do País quase dobrou entre 2001 e 2012. Esse número passou de 11,5 milhões de veículos para 20,5 milhões. No caso das motos, esses valores são ainda mais expressivos: de 4,5 milhões para 18,3 milhões no período.

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