MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PIONEIRISMO: BELO JARDIM DISTRIBUI REMÉDIO NA CASA DOS PACIENTES‏


Existem bons projetos que beneficiam milhares de pessoas de uma só vez. Outros, melhores ainda, tratam do ser humano de forma individual, observando suas necessidades e agindo de maneira eficiente e benévola. Assim é o ‘Insulina em Casa’, lançado nesta sexta-feira, dia 25, em Belo Jardim.

Idealizado pelo próprio prefeito Marcos Coca Cola, a ideia é entregar em domicílio a medicação de controle do diabetes. O objetivo é aumentar a adesão dos insulinodependentes ao tratamento, uma vez que grande parte dos pacientes tem dificuldades de locomoção e acabam por desistir ou suspender o remédio. 


A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca dificuldade na metabolização e, consequentemente, causa diabetes, que é caracterizada pelas altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

De acordo com a secretária de Saúde, Adriane Maciel, em Belo Jardim, existem cerca de 530 diabéticos usuários de insulina. Eles já têm o direito, estabelecido por lei, de receberem as doses gratuitas na ‘Nossa Farmácia’, entretanto, o novo projeto municipal amplia essa comodidade, com a entrega de medicamento suficiente para 30 dias na casa de cada pessoa prescrita


E foi batendo de porta em porta, que o prefeito Marcos Coca Cola vestiu o colete do projeto e fez a entrega das insulinas na manhã desta sexta-feira, dia 25. A primeira beneficiada foi Maria Solange Alves da Silva, moradora da Ponte Nova. Emocionada, ela recebeu o kit mensal. “Isso é um presente de Deus, pois já fiquei até oito dias sem pegar as doses do remédio e prejudiquei minha saúde”, fala a autônoma. 

Dona Irene Maria da Silva, de 76 anos, também encontrou muitas dificuldades. Ela perdeu a visão por conta da doença e dependia de parentes para dar continuidade ao tratamento. “Agradeço muito por fazerem uma coisa dessas. É muito bom”, diz a idosa que mora na Cohab I.


Seu Geraldo Jerônimo, outro paciente da Cohab I, resume o que significa a iniciativa: “Mês passado saí daqui doente, sem condições de pegar um transporte, e fiquei muito debilitado. Isso é muito importante, significa muita gentileza, muita atenção”.

O casal Cezário Alexandre da Silva e Maria José da Silva recebeu de braços abertos o ‘Insulina em Casa’. A dupla não se conteve de alegria. “Estamos muitos satisfeitos. Para nós foi a melhor coisa do mundo”, afirma a mulher.

“São nas pequenas coisas e nos gestos mais singelos que um projeto como esse se realiza. Não há prazer maior do que proporcionar facilidades no dia a dia para quem que já enfrenta tantos problemas com a saúde”. Assim define o projeto, o prefeito Marcos Coca Cola. 



Assessoria de Imprensa da PMBJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário