MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Festival de Música Coral de Aracaju recebe grupo pernambucano


Foto: Site Tareco & Mariola
O Coral Moura vai representar Pernambuco, no próximo sábado (19), no III Festival Nacional de Música Coral de Aracaju (Cantaju). O grupo, que vai pela primeira vez ao evento, é composto por seis músicos da orquestra e 40 coralistas, sendo 10 funcionários da Baterias Moura e 30 pessoas da comunidade de Belo Jardim, que se dividem em quatro vozes tenor, baixo, soprano e contralto.
Acostumado a apresentar-se em eventos culturais, o grupo preparou um repertório bem especial para o Cantaju, que prioriza canções de artistas pernambucanos. Com clássicos que vão da música erudita até a popular, nas atuações, o coral executa ritmos como frevo, forró, rock, clássico, maracatu e cantos natalinos. Segundo Maria Laucinete, maestrina do coral, a apresentação no Cantaju será bem regional. “Vamos levar à Aracaju um pouco da cultura de Pernambuco com composições de Onildo Almeida, Lenine, Levino Ferreira e Dimas Sedícias”, declara.
Laucinete ainda conta que a variedade do conjunto dos rimos é o diferencial do grupo. “Nos shows executamos composições de Lenine, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Paul McCartney e Giuseppe Verdi. Conseguimos aliar ritmos distintos em uma única apresentação e sempre temos um retorno positivo do público”, diz.
O Cantaju será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju e contará com apresentação de grupos de todo o país. As apresentações começam às 19h30 e a entrada é gratuita.
Sobre o Coral MouraHá 15 anos, a Baterias Moura incentiva as aptidões musicais dos funcionários e moradores das comunidades circunvizinhas às suas fábricas. Sob a coordenação do Tareco e Mariola, o Coral Moura leva cultura musical popular e erudita para diversos públicos. Os músicos se apresentam em empresas, eventos culturais e organizações de cunho social.

Cáthia Rabelo

Um comentário:

  1. AÇÃO CONTRA O VOTO POLÍTICO NAS CÂMARAS

    Considerado a “caixa preta” das câmaras municipais, o julgamento das contas dos prefeitos pelos vereadores, agora, será publicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Portal do Cidadão. A decisão foi baseada em denúncias apuradas pelo órgão fiscalizador de que diversos legislativos municipais não colocavam em votação as contas dos gestores ou simplesmente, por acordos políticos, rejeitam o parecer prévio emitido pelo TCE, a fim de “livrar” o prefeito do rol dos fichas-sujas. Os presidentes de câmaras, segundo a resolução nº 8 de 2013, terão 15 dias para enviar ofício à presidência do órgão sobre a aprovação ou rejeição das contas.

    Números do TCE revelam que, nos últimos seis anos, apenas 3% dos pareceres prévios do tribunal pedindo a aprovação de contas foram rejeitados pelas câmaras de vereadores no estado. Mas, quando os pareceres são pela rejeição de contas das prefeituras, o total dos não acatados pelas câmaras é de 51%.

    Segundo o procurador do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, a iniciativa do tribunal garante transparência em um julgamento capaz de viabilizar ou não a candidatura do gestor em eleições futuras. “Na prática, o TCE está quebrando a caixa preta do julgamento das contas pelos vereadores. A sociedade está pedindo mais transparência e o tribunal tomou para si esta tarefa que nenhuma câmara se dispõe a fazer”, afirmou Pimentel.

    Outro problema identificado pelo TCE é a ausência de justificativa quando o presidente da Câmara discorda, por exemplo, do parecer pela rejeição das contas do gestor emitido pelo órgão fiscalizador. Nos casos em que eles existem, as explicações dadas pelos vereadores demonstram, muitas vezes, a relação pessoal que têm com os prefeitos. “Não temos como votar contra porque o prefeito é uma pessoa muito boa”, foi um dos textos enviados por uma Câmara que está sob análise. Há os casos, também, de manobras para adiar a apreciação do parecer e, com isso, permitir que gestores com contas questionadas se candidatem a cargos eletivos. ATENÇÃO SENHORES VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA O PARECER DO TCE: Gilvandro Estrela, Claudemir Paulino, Jairzinho, Vando de Ginaldo, Tio do Pastel, Patrícia Maciel e Dapaz.

    ResponderExcluir