MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 2 de abril de 2013

Nordeste espera anúncio de Dilma


Dando continuidade ao périplo pelo Nordeste, a presidente Dilma Rousseff (PT) se reúne, hoje, com os governadores da região, além de Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Renato Casagrande (PSB-ES), no Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza, para a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene. Desde o início do ano, a petista tem intensificado as visitas ao Nordeste, tendo em vista a ausência verificada nos últimos dois anos. A um ano e meio da eleição, Dilma Rousseff promete anunciar medidas para amenizar os efeitos da seca como uma forma de reunir lideranças e ainda fortalecer seu projeto de reeleição. O governador Edu­ardo Campos (PSB) estará presente e também pretende levar sugestões para a estiagem.
Petista quer ampliar sua imagem na região que tem influência de Eduardo (Foto: Jedson Nobre/Arquivo Folha)
A presidente tem procurado ampliar sua imagem na região, que lhe rendeu bons frutos na eleição de 2010. Criticada por lideranças políticas por estar ausente, justamente num período sofrido para o povo nordestino, Dilma visita o quinto Estado desde o início do ano. Curiosamente, das cinco unidades federativas visitadas, quatro são governadas pelo PSB, partido presidido pelo governador Eduardo Campos, pretenso candidato ao Palácio do Planalto no próximo ano. Dilma já visitou Piauí, Paraíba, Alagoas e Pernambuco. Dentre os citados, somente o território alagoano é governado pelo PSDB.
A passagem de Dilma pelo Ceará, hoje, será um marco para seu projeto eleitoral. Dilma não quer perder força na região, que além da forte influência do PSB, é o principal reduto de Eduardo Campos. Por isso, a visita dela não deverá ser apenas protocolar. A presidente deverá fazer anúncios importantes para mostrar que tem se preocupado com o Nordeste e com isso não frustrar os presentes, como aconteceu na reunião que teve com os prefeitos. Os gestores municipais, sobretudo os de pequenas cidades, já estão insatisfeitos demais com as medidas adotadas pelo Governo Federal que produziram queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios.
Na semana passada, Dilma já fez uma série de anúncios que beneficiarão Pernambuco. Hoje, ela deve fazer o mesmo pelos estados atingidos pela estiagem. Interlocutores do governador Eduardo Campos não acreditam que Dilma iria convocar essa reunião para anunciar medidas sem impactos. Nos últimos meses, a petista informou a redução da conta de energia, além da retirada de impostos dos produtos da cesta básica. Essas medidas são aprovadas pela população e o anúncio de hoje também deve animar os agricultores afetados com a estiagem.
O governador Eduardo Campos, por sua vez, também deverá apresentar algumas propostas, entre elas a anistia para agricultores e a desburocratização na liberação de receitas. Antes disso, ele vai participar de um café da manhã com os demais governadores.



Blog da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário