MILK FRUIT

MILK FRUIT

sábado, 19 de julho de 2014

Dilma sobrevoa áreas atingidas por chuvas no Rio Grande do Sul


Dilma sobrevoa áreas atingidas por chuvas no Rio Grande do Sul (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

A presidenta Dilma Rousseff sobrevoou hoje (19) as áreas atingidas pelas chuvas em Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Dilma e o governador do estado, Tarso Genro, saíram da capital, Porto Alegre, às 9h15 e chegaram à região por volta das 10h30. Eles sobrevoaram durante cerca de dez minutos os 12 bairros atingidos pelas chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde o final de junho.

Após o sobrevoo, a presidenta e o governador se reuniram com prefeitos da região para discutir as condições da população prejudicada pelas chuvas. Na reunião, devem ser anunciadas medidas de emergência e auxílio aos municípios.
Durante o encontro, a presidenta disse aos prefeitos que. passada a situação de emergência, é preciso focar na recuperação dos serviços essenciais. Dilma também fez um balanço das ações do governo federal e pediu que os prefeitos, durante a reconstruçãodos municípios, deem prioridade a ações de prevenção.

“A experiência demonstra que a ação de prevenção, ela é mais eficiente neste momento. Por quê? Porque as pessoas foram retiradas do local, viram concretamente como é que [essa situação] pode afetar a elas e a suas famílias. Então, é um momento para tomar providências,” disse ela.

“Eu perguntei a um prefeito: prefeito, quando é que houve uma enchente desta proporção? Ele me disse que, em 1982, houve enchente 1,40 metro acima desta cheia. De qualquer jeito, isso mostra é que ela é cíclica, ou seja, que vai se repetir. E se ela vai se repetir, nós temos tomado medidas para que ela não se repita. Daí a importância da ação de prevenção,” completou Dilma.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 168 municípios foram afetados pelas chuvas. Destes, 138 estão em situação de emergência e dois em estado de calamidade pública. A Defesa Civil informou que 2.392 pessoas estão desalojadas, 558, desabrigadas. Ainda segundo o órgão, três pessoas morreram e uma está desaparecida.
Após cumprir agenda oficial em Uruguaiana, Dilma retorna a Porto Alegre e, em seguida, volta para Brasília.(Da Agência Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário