MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 23 de julho de 2013

Morre em São Paulo sanfoneiro pernambucano Dominguinhos

 / Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem

Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem

O cantor Domiguinhos, 72 anos, morreu às 18h desta terça-feira (23), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde janeiro. De acordo com o boletim médico do hospital, Dominguinhos faleceu em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

O músico foi internado na UTI do Hospital Santa Joana, no Recife, em 17 de dezembro de 2012 com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca após um show em homenagem a Luiz Gonzaga na cidade de Exu. O sanfoneiro lutava há seis anos contra um câncer de pulmão e foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês no dia 13 de janeiro, depois de sofrer uma parada cardíaca na capital pernambucana.

TRAJETÓRIA - José Domingos de Morais nasceu em 12 de fevereiro de 1941 no município de Garanhuns, no Agreste pernambucano. Ele foi sanfoneiro, cantor e compositor. Entre as influências musicais estão o baião, bossa nova, forró e o xote. Filho de um afinador de sanfonas e sanfoneiro, mestre Chicão, Dominguinhos aprendeu a tocar sanfona com apenas seis anos de idade. Ainda pequeno, ele  e os seus dois irmãos formavam o trio "Os Três Pinguins", que  se apresentava em feiras livres e portas de hotéis.

Na década de 1950, ele teve a oportunidade de conhecer Luiz Gonzaga. Na ocasião, ele ainda tinha nove anos de idade, e se apresentava em frente ao hotel em que o rei do baião estava hospedado. Na época, Gonzagão ficou impressionado ao ver o menino tocando e fez um convite de viagem ao Rio de Janeiro. Após quatro anos, Dominguinhos viajou acompanhado de seu pai e irmãos à Cidade Maravilhosa. Luiz Gonzaga o colocou em sua banda e passou a fazer shows com ele. Com o tempo, Dominguinhos foi fazendo carreira solo e se aproximando de músicos da bossa nova e do jazz. Entre as parcerias no meio musical estão Elba Ramalho, Gilberto Gil, Toquinho e Maria Bethânia.(Do Jornal do Commercio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário