MAIS DE TRÊS MILHÕES DE ATENDIMENTOS EM BELO JARDIM
Dados do Ministério da Saúde revelam a boa atuação da Secretaria de Saúde do município
O prefeito em exercício José Ivan Monteiro aproveitou a inauguração do CEO, o 1º Centro de Especialidades Odontológicas de Belo Jardim, para apresentar um resumo das principais atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde no município. A pasta, que já foi comandada por ele, conta, atualmente, com o empenho da secretária Adriane Maciel.
Segundo José Ivan, entre 2009 e 2012, a saúde de Belo Jardim avançou bastante, apesar dos problemas enfrentados pelo setor em todo o país. Para ele, a pouca divulgação dos seus dados culminou no desconhecimento público dos esforços da administração municipal para tornar os serviços de saúde mais acessíveis a todos os belo-jardinenses.
Baseados nos elementos apresentados pela Secretária de Saúde, conheça as principais conquistas de cada setor.
ATENÇÃO BÁSICA
Um dos novos postos. Esse é o do Planalto. |
Somente os últimos três anos, foram implantadas três Unidades de Saúde da Família, sendo uma na Vila Raiz, outra no Frei Damião e mais uma em Água Fria. Além delas, mais cinco equipes de Saúde Bucal foram inauguradas na Vila Raiz, Frei Damião, Água Fria, Santo Antônio II e Cohab III. Já as comunidades do Planalto, Floresta e Taboquinha ganharam um Posto de Saúde cada uma.
Para dar conta de toda essa demanda, foram contratados mais 12 médicos destinados somente para os Programas de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde. Outra conquista foi a compra de cinco motos distribuídas para os PSFs de Água Fria, Serra do Vento, Xucuru, Vila Raiz e sede da Secretaria de Saúde, além de dois carros para reforçar a mobilidade da Atenção Básica.
A modernização dos centros de atendimento também foi um dos focos da gestão, pois todas as 11 Unidades de Saúde foram informatizadas.
Mais três espaços importantes foram instalados: o Canto Mãe Coruja, que acompanha mais de 500 mães de Belo Jardim; a Nossa Farmácia, com serviço especial para atendimento dos hipertensos e diabéticos; e a Central de Abastecimento Farmacêutico, um ambiente para armazenar, controlar e distribuir os medicamentos.
O prefeito lembrou ainda a criação do projeto Insulina em Casa, que entrega insulina na residência dos portadores de diabetes.
ATENÇÃO AMBULATORIAL
Cirurgias de catarata realizadas em parceria com Altino Ventura |
O laboratório municipal realizou, entre janeiro de 2009 a janeiro de 2012, 374.139 exames. Outro destaque desse setor foram os 1.200 exames de triagem e 700 cirurgias de catarata realizadas, além das 1.000 mamografias e 365 atendimentos preventivos de câncer de pele.
Na Atenção Ambulatorial, José Ivan afirmou foram contratados médicos nas especialidades de: otorrinolaringologia, psiquiatria, ginecologia, neurologia, gastroenterologia e dermatologia.
ATENÇÃO HOSPITALAR
Reforma do bloco cirúrgico |
O Hospital Júlio Alves de Lira sediou 1.650 cirurgias e recebeu mais três ambulâncias novas. Com a chegada dos novos veículos, outras três ambulâncias foram destinadas para atuação em Xucuru, Serra do Vento e Água Fria.
O bloco cirúrgico foi totalmente reformado e a sala de parto equipada. Neste período houve também a contratação de médicos de diversas especialidades, como ginecologistas, obstetras e clínicos gerais.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Uma das vistorias das equipes de vigilância |
Nesta área, a ênfase foi dada para a ampliação dos programas de combate às muriçocas e a endemias, como peste bubônica, esquistossomose e roedores, que não existiam no município.
Com uma média mensal de 13.720 visitas de inspeção, a equipe de vigilância ambiental reforçou a tarefa com a compra dequatro bombas pulsivas e duas bombas atonizadoras. Para complementar os trabalhos, o laboratório municipal implantou o teste rápido da dengue. Vale lembrar que, à exceção de Caruaru, Belo Jardim é a única cidade que realiza o exame no serviço público municipal.
Já a vigilância sanitária, ampliou o monitoramento da qualidade da água para o consumo humano e adquiriu um carro para as vistorias.
TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO E TRANSPORTE DE PACIENTE
Apesar da dedicação da administração municipal para elevar a presteza nos atendimentos, a Secretária de Saúde precisa encaminhar pacientes com níveis mais complexos para tratamentos fora do domicílio. Para isso, ela disponibiliza três veículos exclusivos para pessoas que fazem hemodiálise em Caruaru, um ônibus com 48 lugares e outro veículo com 16 assentos para àqueles que necessitam ir para Recife.
NÚMEROS TOTAIS
Para finalizar, José Ivan Monteiro revelou os números disponíveis no site do Ministério da Saúde a cerca dos métodos processados pelo SUS. Ao todo, foram 3.773.033 (três milhões, setecentos e setenta e três mil e trinta e três) atendimentos registrados.
SADS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário