MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 30 de outubro de 2012

“Vitória do Democratas desmistifica poderio de Lula”, diz Augusto Coutinho



O deputado federal Augusto Coutinho, do Democratas, disse nesta segunda-feira (29) que a vitória do partido em Salvador, com a eleição no segundo turno de ACM Neto para a Prefeitura da capital baiana, “desmistifica o poderio de eternização da força de Lula”. O parlamentar pernambucano vê o resultado do domingo (28) como uma nova etapa para a legenda. “O Democratas sai consistente e com número significativo de eleitores”, disse Coutinho.

Augusto Coutinho lembra que o Democratas vinha numa condição desfavorável nos últimos meses e sai da eleição com a terceira maior cidade do Brasil em eleitores.  Após a fundação do PSD, a legenda perdeu quadros significantes que passaram a apoiar o Governo Federal e fez o partido diminuir o seu tamanho consideravelmente em relação ao quadro que ostentava há quatro anos. “O exercício da oposição é dificultoso e faz com que qualquer partido diminua, mas a gente precisa de uma reavaliação do Democratas”, avalia o deputado federal. Coutinho ressalta que o Democratas tem tempo para a reavaliação que deverá acontecer de forma bem diferente do que ocorreu no processo de mudança do nome da legenda, antigo PFL, onde não houve uma discussão entre todos os membros do partido. 

Coutinho observa que existem caminhos para o Democratas que passaria por uma fusão com o PMDB e até mesmo com o PSDB.  “Juntando a outro partido poderia se tornar o segundo maior partido do País e, com o PMDB,  poderia ate ser o primeiro...”, destaca o parlamentar. “Os sinais foram emitidos e os resultados estão postos. Apesar de a gente não estar morto, é preciso reavaliar o futuro. Com dados, elementos e objetividade. Temos tempo para tomar decisões”, afirma Augusto.

Números - O Democratas saiu das eleições municipais com 50% no crescimento do eleitorado. São dois milhões de eleitores a mais que o partido governará  a partir de 2013, nos 278 municípios conquistados nesse pleito de outubro. Se por um lado o número de prefeituras do DEM caiu em 69 (de 347 para 278). Além de Salvador, o partido conquistou outros municípios importantes como Aracaju, Vila Velha, Feira de Santana, Mossoró, Barueri, entre outros.
Atualmente, o Democratas administra 4,8 milhões de eleitores em 347 municípios, mas a partir do ano que vem serão 6,9 milhões de eleitores governados pelo Democratas – crescimento de 43% – e 8,7 milhões de habitantes. 



Valdecarlos Alves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário